A Pantone, empresa americana especializada em definir as cores utilizadas em diversas indústrias, elege todos os anos a sua cor do ano. Em 2023, a cor escolhida foi a Viva Magenta (18-1750), que segundo a própria Pantone, é uma cor que vibra com força e energia, enraizada na natureza e que transmite alegria e otimismo.
Fundada em meados de 1950 por dois irmãos publicitários, a Pantone ganhou destaque com a contratação de Lawrence Herbert, um funcionário de meio período com conhecimento em química, que ajudou a empresa a sistematizar e simplificar o estoque de pigmentos. Com o tempo, Herbert assumiu a administração do setor de tintas e impressão e acabou comprando os ativos tecnológicos da empresa, que antes se chamava Levine Brothers, e mudando o nome para Pantone.
Hoje em dia, a Pantone é uma referência na definição de cores para indústrias como a moda e o design gráfico. A empresa criou um sistema de cores para resolver o problema de identificação nas indústrias de impressão, classificando cada tom e matiz com um correspondente numérico na escala Pantone. A partir de pesquisas de tendências e análises de mercado, a Pantone começou a eleger a cor do ano nos anos 2000, tornando-se uma importante influenciadora de tendências.
A cor do ano é um evento aguardado por designers e outros profissionais de diversas áreas, uma vez que a escolha da Pantone costuma ditar tendências e influenciar a criação de produtos e campanhas de marketing. Ao longo dos anos, a Pantone elegeu cores marcantes, como o Classic Blue em 2020 e o Very Peri em 2022.
Com a Viva Magenta, a Pantone busca inspiração na natureza e no que é real, reconectando as pessoas à matéria original e invocando as forças da natureza para fortalecer o espírito. A cor é descrita como corajosa e pulsante, capaz de galvanizar e construir o interior das pessoas.
Conheça algumas das cores dos últimos anos:
E você, o que achou da escolha da Pantone para a cor do ano de 2023?
Back to Top