
Por que DAPO?
O nome DAPO nada mais é que as iniciais de meu nome completo, ou seja, a minha sigla se tornou “A” marca.
Há alguns anos, venho sentindo a necessidade de me expressar de uma forma mais comercial, devido a mudança de posicionamento do meu trabalho e a forma como hoje ela é composta.
Por muitos anos, usei meu primeiro e segundo nome (Diêgo Arthunes) junto a um símbolo com as cores amarela, preto e branco. Apesar de usar por muitos anos e gostar da sua forma e do conceito, a marca, em si, já não mais conversava com o posicionamento e o tipo de serviço que eu faço hoje .
Quando comecei a planejar a mudança, um dos fatores significantes era que eu pudesse criar um nome que representasse não só a minha pessoa, mas também a uma equipe. O motivo é que não trabalho mais sozinho. Muitos dos projetos que venho desenvolvendo nos últimos tempos, sempre tem um ou outro profissional contribuindo e ter um nome comercial quando se trabalha em equipe, para mim, faz muito mais sentido.
Outro fator que pesou na mudança, foi a cor. Na hora de decidir quais cores seriam, busquei saber primeiro quais sentimentos e valores gostaria de passar que, ao mesmo tempo, pudesse ser neutra. Meu trabalho principal é a construção de identidades visuais e suas respectivas marcas, com isso, acabo me envolvendo com muitas cores, cada projeto com sua particularidade e a minha marca em meio a cada serviço.
Além de neutra, gostaria que a marca fosse séria e profissional. Levando tais pontos em consideração, as cores que escolhi foram a preta e a branca.

Para compor com os valores extraídos das cores, pesquisei por formas que pudessem passar sentimentos de segurança e confiança e encontrei o quadrado.
O quadrado é uma forma geométrica perfeita e, sabendo de tais informações, podemos concluir que a figura tem uma base sólida devido seus lados iguais. Assim, o símbolo pode transmitir segurança e confiança por contar com uma forma bem definida.
Após muitos rabiscos em papel e muitas linhas guias ao montar o símbolo no computador, enfim, o resultado final.

A seguir, irei apresentar uma curiosidade que está por trás do desenho final. Essa imagem irá esclarecer o motivo de ter chegado a esse desenho.

Como se pode ver, a partir do desenho final, conseguimos construir o próprio nome da marca (DAPO). Por mais que seja algo que o usuário demore um pouco mais para perceber, tais elementos presentes deixam a marca mais rica, não só de conceitos já citados, mas de elementos gráficos para suas composições visuais.
Espero que tenha gostado. Até logo.