Descubra a importância de ter uma identidade visual para sua empresa.
Para muitos, apenas ter uma marca e um ponto de contato, seja ele físico ou virtual, é mais do que importante para atrair clientes. Mas, na verdade, não é bem assim.

Não é de hoje que somos impactados por marcas a todo momento, mas, a cada dia que passa, o cliente vem ficando cada vez mais exigente. Hoje, somos bombardeados de informações por todos os lados e saber se posicionar em busca de atenção vai muito além de pôr sua marca no mercado. Para isso, é preciso criar estratégias para que sua marca seja lembrada e reconhecida diante de seus concorrentes.

A identidade visual nada mais é do que os pontos de contato de seus possíveis clientes com a sua marca através das cores; tipografia; nome (ter um bom nome conta muito); e suas peças de divulgação em geral. 

Ter cores bem definidas e uma forma clara de se comunicar, irão colocar sua empresa um passo à frente do seu público alvo, tendo uma maior taxa de engajamento a cada momento que sua marca é reconhecida e lembrada diante das demais. Para isso, é preciso construir padrões de comunicação visual, onde será construído o “universo da marca”.

Nesse processo, serão definidos todos os pontos de contato da marca, cruzando dados em paralelo com a persona de seu público alvo e, assim, havendo uma maior taxa de identificação da sua marca com seus clientes.

Quanto mais definida é sua estratégia de comunicação visual, mais sua marca terá peso nos momentos de compra e tomada de decisão.

A seguir, irei apresentar um exemplo clássico de produto sem e com identidade visual.
Na imagem temos dois copos, um deles sem nenhum tipo de identificação e um segundo com a marca da empresa. Apesar de serem iguais, observamos que o item à direita tem apenas uma marca impressa em sua embalagem, indiretamente, já nos transmite um valor de produto. Esse sentimento é percebido mesmo sem você nunca ter tomado um café na Starbucks.
Esse tipo de reconhecimento de marca gera valor, assim, tendemos até mesmo a precificar melhor o produto com apenas uma sinalização em uma embalagem.
Mas você está se perguntando: Identidade visual é apenas colocar a marca em seu produto? E a resposta é NÃO. No exemplo, demonstrei de uma forma mais prática e clara, a seguir, irei demonstrar como você pode reconhecer duas marcas sem elas nem mesmo estarem presente em lugar algum.
Acredito que você saiba quais são as marcas de que estamos falando acima. Pois bem, isso é identidade visual bem definida e clara, onde o cliente reconhece o seu produto mesmo sem ter a sua marca presente.
Como observou, a McDonald's hoje se encontra em todos os lugares do mundo e sua comunicação é igual seja aonde for, desde a arquitetura da sua loja, no fardamento de seu funcionário, no tipo de atendimento, nas embalagens… São tantos pontos que reconhecemos da marca que parece fácil construir um reconhecimento desses, mas não, leva tempo.
O outro exemplo é das garrafas da Coca-Cola, que, com seu design único e inconfundível, de forma que a marca está tão presente, que mesmo sem vê-la, a reconhecemos. O design da sua embalagem foi criado e patenteado para que apenas a Coca-Cola possa fazer uso dessa embalagem. O reconhecimento é tanto, que a silhueta do produto é usado como elemento gráfico nas suas peças de divulgação (campanhas publicitárias, flyer, cartas…).
Como vimos, ter uma identidade visual é tão importante quanto ter um bom produto, ela serve tanto para gerar lembrança quanto reconhecimento de marca, podendo alavancar seu negócio através de uma comunicação assertiva com público-alvo em que o mesmo terá uma maior afinidade, retornado, indicando e quem sabe, se tornando um fã.

-----------------

Se quiser saber mais como construir uma identidade visual para seu negócio, entre em contato e vamos bater um papo.
Back to Top