As cores são fundamentais na nossa vida, sejam elas usadas para sinalizar algo ou até mesmo influenciar em nossas tomadas de decisões e emoções. Sabendo disso, escolher bem a cor para a sua empresa é um ponto crucial para o sucesso do seu negócio.
Vamos identificar a importância das cores a partir de um estudo de caso, em que a cor foi um dos protagonistas no empreendimento em que uma das maiores empresárias do Brasil PERDEU cerca de 280 mil reais.

ESTUDO DE CASO
O fato aconteceu quando a empresária Camila Farani decidiu abrir uma cafeteria e a mesma optou por colocar cores na identidade do novo empreendimento que fazem parte do seu gosto pessoal sem pôr em questão a área de atuação e público-alvo.
Nos três primeiros meses da cafeteria, que era localizada dentro de um shopping, com uma movimentação média de 140 mil pessoas, seu faturamento não chegou a 2 mil reais ao mês.
Preocupada, decidiu abrir um conselho com seus poucos clientes, foi aí que percebeu a furada. A cafeteria tinha as cores branca e lilás e as pessoas que chegavam até o estabelecimento perguntavam se vendiam sorvete. Foi então que ela percebeu: Ninguém reconhecia o estabelecimento como um restaurante, pensavam que era uma sorveteria, a comunicação estética estava como “eu achava bonito”, mas não era eficiente, segundo Camila Farani.
Após mudança na identidade da marca junto de um novo posicionamento de cores, seu negócio passou a faturar.
Camila Farani. O fato aconteceu quando a mesma tinha apenas 26 anos.
Como podemos observar, as cores podem ter uma grande influência na comunicação de seu produto com o público. A escolha de uma cor bem definida junto a um posicionamento de repetição das cores na identidade, geram um aumento no reconhecimento de marca diante do público, seja ele cliente ou não.

PERSONALIDADE DA MARCA E CÍRCULO CROMATICO
O primeiro passo que damos quando estamos planejando abrir um novo negócio, é escolher a cor, mas, não é nada simples ao que se parece. É preciso definir a personalidade da marca e fazer uma composição de cores usando o círculo cromático.
Antes de começar a definir quais cores você deverá usar na sua marca, é preciso determinar a identidade da marca, ou seja, quem ela é.

Personalidade da marca
Nesse momento é preciso que você faça algumas perguntas em busca de tangenciar suas personalidades. Elabore questões para saber: qual é a sua missão? Quais são as crenças? Personalidade? Entre outras. Aqui é o momento de conhecer sua marca.
Após conseguir ter informações mais tangíveis, é hora de ver qual a cor que se adequa aos resultados encontrados.
Como já foi citado, as cores são um agente causador de emoções onde até mesmo na hora de consumir, a cor pode se tornar um aliado ou um agente de conflito.

Conheça o significado percebido de algumas cores:​​​​​​​
Vale lembrar que em uma marca, a cor é um dos fatores para determinar o que queremos transmitir. Os elementos gráficos e a combinação de outros tons ou cores, podem mudar o sentido principal da cor escolhida.
Agora vamos utilizar a nossa ferramenta, o círculo cromático.

Círculo cromático
O círculo cromático é uma ferramenta que nos auxiliará não só na escolha da cor, mas também como melhor compor seguindo algumas regras básicas que nos auxiliarão na composição.
Seguem algumas formas de combinações:
Agora que fizemos perguntas a marca e definimos a cor principal, devemos escolher qual é o melhor esquema de cores que mais agrega valor e o que queremos transmitir ao público-alvo, afim de causar identificação de marca com os seus valores agregados.

PRONTINHO
Personalidade definida, cores definidas, agora é só fazer um bom uso. Lembrando, seja constante no uso das cores e da identidade da marca, seja em uma fachada de loja, no seu site ou nas redes sociais. Quanto mais força de comunicação a sua empresa tiver, maior será o seu reconhecimento entre clientes e seus concorrentes.

E aí, gostou? Quer saber mais? Entre em contato e vamos bater um papo.

Agora me diz, qual a sua cor preferida?
Back to Top